PARTE 5 | Pós-Produção

03/03/2008 at 2:22 AM 2 comentários

Texto traduzido do original de Stacey Parks:
(By Stacey Parks)

“certificar-se que todas as músicas no filme tem seus direitos
autorais resolvidos ANTES de (…)  enviá-lo [o filme] aos distribuidores.”

Na etapa de pós-produção os realizadores ainda se encontram como na fase de filmagens : concentrados em fazer o melhor filme que eles podem ao mesmo tempo que se policiam para permanecer dentro do orçamento. Mas, duas  decisões  importantes de marketing precisam ser feitas durante essa fase e que aumentarão significativamente as suas chances de fechar um contrato de distribuição.

Trailer: O trailer é a principal ferramenta de vendas para o seu filme. Um bom trailer é o principal instrumento para atrair distribuidores e público. Então, logo que você tiver o melhor trailer para seu filme,  coloque-o em seu site ou blog (como discutido na última aula) e comece a atrair audiência. Se você já entrou numa sala de cinema, então você sabe o poder que um bom trailer tem.

Faça o trailer trabalhar pra você e você saberá que a maioria daqueles que o assistirem, se interssarão por seu filme, incluindo distribuidores. Por outro lado, se você tiver um trailer fraco, não importa quão bom o filme possa ser,  o potencial de vendas do filme será intimidado.
Como você já sabe, os distribuidores estão inundados com montanhas de filmes durante todo o dia. Por isso, você precisa entregar nas mãos dos distribuidores algo que apreenda a atenção deles.

Música e trilhas sonoras: Música é um elemento importante para qualquer filme. Escolha a sua música sabiamente. Se você tiver algum amigo músico que possa compor para seu filme, agora é a hora de requisita-lo! Se você não tem orçamento para paga-lo atencipadamente, veja como configurar uma forma de pagamento alternativa. Por exemplo, com a possível venda nacional ou internacional do filme, ofereça uma porcentagem pequena dos royaties. Negocie algo que seja bom para as duas parte. Veja também se é possível uma troca; música pelo espaço e exposição que o filme poderá proporcionar ao compositor. Provavelmente ele não irá aceitar, mas nunca se sabe.Certifique-se que você tem um contrato assinado explicando detalhadamente a acordo. Não que seu amigo fará algo de má fé, mas trata-se de um negócio e a proteção de ambas as partes é o ponto de partida. O contrato irá garantir  que você não terá surpresas ou aborrecimentos futuramente com a utilização da música em seu filme e garantirá para a outra parte, que voce irá honrar o valor acordado, quando da venda de seu filme.

Ao assinar o contrato, confira se ele deixa explícito que  o pagamento só será possível após você ter sido pago. E isso significa o dinheiro efetivamente na sua conta bancária. Se você, por exemplo, contratar uma agência de vendas ou agente, eles irão recuperar as despesas de comercialização e efetivar as suas comissões antes de você ver um centavo. Então, como você não quer ser alguém pagando dinheiro ou porcentagem de dinheiro que você não tem, perca alguns minutos conferindo o texto do contrato. Esse assunto é abordado com profundidade no livro The Insider’s Guide to Film Distribution e será coberto na Aula 8 desta série também.

Se você quiser usar músicas pré-gravadas em seu filme e você tem orçamento para isso, deve  certificar-se que todas as músicas no filme tem seus direitos autorais resolvidos ANTES de colocá-las no último corte e enviá-lo aos distribuidores. Distribuidores geralmente compram o filme “como ele é”. O Licenciamento posterior pode ser uma proposição cara, mas uma ótima trilha sonora geralmente vale o gasto. Infelizmente, mesmo se você tiver um distribuidor interessado em distribuir seu filme, se a questão legal das músicas dentro do filme não estiverem resolvidas, o negócio provavelmente irá por água abaixo.

A música no filme é um elemento necessário e muitas vezes complicado, quer se trate de musica pré-gravada ou original. Quanto antes você começar a estudar os assuntos legais que envolvem a utilização de músicas nos filmes, mais tempo e energias serão poupados. Você está aconselhado a iniciar essa pesquisa agora mesmo.

Tradução: Ana Paula Mendes

Leia na próxima sexta feira a parte 6 |Mostrando a cara!

*A série de textos é dividida em 10 partes e contém algumas das informações presentes no livro “The Insider’s Guide to Independent Film Distribution” (Focal Press, maio de 2007) de Stacey Parks, fundadora do portal on-line Film Specific, do qual sou associada desde novembro passado e aconselho a todos colocarem o portal nos seus “favoritos”.

* “The ten-part series The Beginner’s Crash Course In Film Distribution distills some of the information contained within Film Specific founder, Stacey Parks’s book The Insider’s Guide to Independent Film Distribution (published by Focal Press, May 2007) into a mini-guide for independent filmmakers.”

Entry filed under: A Escola de Distribuição, AULA 5. Tags: , .

Produire au sud | Salvador – BA Conselho Superior de Cinema faz primeira reunião em 2008

2 Comentários Add your own

  • 1. Ricardo Fernandez  |  22/11/2010 às 2:13 PM

    A quem se interessar, sou músico formado pela Universidade Estadual de Minas Gerais, com trabalho de conclusão de curso voltado à trilha sonora para cinema (título: “Considerações acerca da Trilha Sonora para cinema e seus efeitos sobre o espectador”). Criador do projeto: “Foley – A arte de fazer barulho”, voltado para a arte de Jack Foley, sobre a recriação em estúdio de todo o áudio para cinema.
    Me disponho para todo serviço relacionado a trilha sonora para projetos audiovisuais, em geral.
    Caso seja haja interesse de alguém, é só entrar em contato que terei prazer em conversar sobre o assunto.
    Obrigado,
    Ricardo Fernandez
    (31)8483-0443 – 3482-4134

  • 2. Ricardo Fernandez  |  22/11/2010 às 2:12 PM

    A quem se interessar, sou músico formado pela Universidade Estadual de Minas Gerais, com trabalho de conclusão de curso voltado à trilha sonora para cinema (título: “Considerações acerca da Trilha Sonora para cinema e seus efeitos sobre o espectador”). Criador do projeto: “Foley – A arte de fazer barulho”, voltado para a arte de Jack Foley, sobre a recriação em estúdio de todo o áudio para cinema.
    Me disponho para todo serviço relacionado a trilha sonora para projetos audiovisuais, em geral.
    Caso seja de interesse, é só entrar em contato que terei prazer em conversar sobre o assunto.

    Obrigado,
    Ricardo Fernandez
    (31)8483-0443 – 3482-4134

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed






Links Populares

  • Nenhum

Arquivo

Feeds

Para a Distribuição dos Filmes Brasileiros

On-line desde Outubro de 2007 anapaulamendes.com.br/blog